Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/43/d6/theshopperlab1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fl-builder domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/43/d6/theshopperlab1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the burst-statistics domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/43/d6/theshopperlab1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the complianz-gdpr domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/43/d6/theshopperlab1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the really-simple-ssl domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/43/d6/theshopperlab1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/43/d6/theshopperlab1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
A tendência do guide shop - The Shopper Lab
EN PT
c
Mauricio Queiroz
A tendência do guide shop

Marcas adotam conceito de lojas sem estoque, onde cliente pode comprar online no guide shop e receber produto em casa em algumas horas
O cliente entra na loja, escolhe e prova o produto, realiza o pagamento e sai de mãos abanando, enquanto suas compras serão entregues no seu endereço. Esta parecia uma experiência incomum há alguns anos atrás, mas atualmente já é uma realidade.
Os guides shops – lojas físicas sem estoque e ligadas a um e-commerce – estão ganhando espaço no varejo. O conceito é trazer as lojas virtuais para dentro da rotina do consumidor e dar a ele a chance de ver de perto o que está comprando, proporcionando uma melhor experiência de compra, reduzindo as taxas de devolução e criando um relacionamento mais próximo.
As marcas já entenderam que este modelo de loja pode preencher as lacunas tanto das compras online quanto das off-line, ou seja, deixar de afastar os clientes tradicionais que preferem colocar as mãos nos produtos e ajudar a loja física a competir com os preços dos e-commerces.
A Basico, marca de vestuário masculino e feminino, nasceu em 2013 por meio de seu e-commece e hoje conta com três guides shops. A ideia foi ganhar espaço para expor seus produtos, sem precisar de um estoque grande. Hoje, as guides shops correspondem a 15% do total das vendas e 25% dos novos clientes.

1
2

A casa MinD, marca no conceito lifestyle de decoração, foi criada em 2015 como uma lojinha virtual voltada para o fun design, em 2017 foi adquirida pelo Grupo Imaginarium e, atualmente, possui cinco guides shops espalhadas por São Paulo e Rio de Janeiro. A marca funciona pelo sistema de franquias e deve inaugurar 80 novas lojas nos próximos cinco anos.

3
4

A Bonobos, marca de roupas masculinas, foi comprada pelo Wal-Mart há cerca de um ano e é sem dúvida um case excepcional que atrela nível de serviço com a velocidade e conveniência digital. Como nos casos anteriores, suas guides shops permitem que o consumidor experimente as roupas, e uma vez que o pedido é realizado, a compra é enviada diretamente da indústria de confecção para o endereço do cliente. Deste modo, os clientes da marca passaram a comprar até 50% a mais do que antes, quando a única opção era o e-commerce.

5
6
COMPARTILHE
Mauricio Queiroz
Mauricio Queiroz é formado em Arquitetura pela Universidade Mackenzie de São Paulo e pós-graduado pela Politécnica de Catalunya Barcelona. Foi diretor do RDI (Retail Design Institute Brasil) e membro do conselho da ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores). Seu escritório atua desde 1994 nas áreas de Design de Consumo, Desenvolvimento de Conceito, Arquitetura e Gerenciamento de Projetos Comerciais. Entre os clientes, destaque para Etna, Vivara, Cacau Show, Omega, Under Armour, Pandora, Le Creuset, Dior, Intimissimi, KitchenAid e Duratex.
MATÉRIAS E NOTÍCIAS
A tendência do guide shop
Marcas adotam conceito de lojas sem estoque, onde cliente pode comprar online no guide shop e receber produto em casa em algumas horas
O cliente entra na loja,...
Do digital para o real
Marcas que nasceram no online expandem por lojas físicas e se aproximam do público
Muito se comenta sobre a migração de marcas do varejo físico para o online, ...
Experiência no mercado premium
Marcas do mercado premium se reinventam e transformam lojas físicas em verdadeiros pontos de experiência aos consumidores
Estamos na era da transformação no va...
a b e