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Estrela Beauty - The Shopper Lab
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Portfolio e Cases
Estrela Beauty
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Quem não se lembra das divertidas corridas de Autorama, do viciante Genius, do carro de controle remoto Colossus, do boneco Falcon, das bonecas Susi ou do jogo Banco Imobiliário?

A Estrela é uma marca ícone na infância de milhões de brasileiros, fazendo parte do imaginário de gerações e gerações de crianças. Foi criada no dia 25 de junho de 1937, quando o alemão Siegfried Adler viu em uma pequena fábrica falida de bonecas de pano e carrinhos de madeira, localizada no bairro do Belém, em São Paulo, uma oportunidade de negócio e decidiu comprá-la. Como uma empresa familiar, com a morte do seu fundador, em 1958, a esposa de Siegfried assumiu a presidência e em 1964, quando terminou os seus estudos nos Estados Unidos, o filho Mário Adler voltou para o Brasil e com aproximadamente 19 anos tornou-se presidente da marca. Tendo nas mãos uma empresa consolidada no mercado, ele procurou manter o seu desenvolvimento buscando modernizá-la com a ajuda do marketing. Assim, enfatizou o reconhecimento da sua marca através de ampla divulgação em eventos, feiras nacionais, internacionais e programas de TV.

Mesmo com todo o sucesso conquistado por seus produtos ao longo das décadas anteriores, a Estrela enfrentou momentos de crise a partir do início dos anos 90, sofrendo um forte abalo com o processo de abertura do mercado brasileiro, que atingiu não somente a ela, mas toda a indústria de brinquedos do país.

Tendo como foco redefinir seu porfolio de produtos, lançou em 2019 a Estrela BeautyPor isso, inaugurou a primeira loja da sua nova marca de cosméticos Estrela Beauty. É a primeira marca de maquiagens e acessórios infantis desenvolvida especificamente para as necessidades das crianças: seus produtos são dermatológica e clinicamente testados, hipoalergênicos, sem fragrância e sem testes em animais. O portfólio conta com batons, gloss, blush, sombras, gel antisséptico, sombra para cabelos e esmaltes das mais diversas cores, sempre em embalagens charmosas, que trazem frases otimistas e inspiradoras e traduzem o espírito da marca.

Buscando trazer ainda mais cor e diversão para o dia-a-dia, a marca traz ainda uma linha de acessórios que conta com bolsas, pincéis e maletas para guardar os itens da Estrela Beauty, além de máscaras de dormir, tocas de banho e fones de ouvido.

“Em tempos onde as discussões sobre empoderamento e identidade se fazem mais presentes do que nunca, entendemos que incentivar a liberdade, a experimentação e a descoberta através das cores na própria pele é uma forma lúdica de estimular a autoestima e contribuir para o desenvolvimento das crianças”, explica Carlos Tilkian, presidente da Estrela. “Estrela Beauty nasce para convidar as crianças a explorarem possibilidades, acreditarem em si mesmas e brincarem de ser muitas. O conceito de play make-up traduz a essência da marca – cores e cosméticos a favor da expressão, experimentação e da brincadeira”.
Desenvolvemos com a Estrela um modelo de negócio inovador. Pontos de venda com muita experiência, que pudessem ser facilmente replicados em outros locais. Consideramos que o modelo deveria ser franqueável, por isto a loja é totalmente modular. O modelo de loja física e quiosques deveria expressar e dar muita força ao branding da marca, possibilitando que o produto fosse comercializado em outros canais.

O grande desafio do projeto era não desenvolver a vaidade da criança e sim dar a opção da maquiagem como um brinquedo atrelado ao empoderamento e autoestima. Outra preocupação era atender um público-alvo de faixa etária diferente, dos 5 aos 11 anos de idade, com um único formato de loja.

Outro ponto importante na concepção desta loja é a experimentação e a experiência, por isso na entrada da loja temos um painel interativo com animação como um ponto de atração, onde as crianças podem brincar e clicar nos ícones. Além de um espelho mágico, que possui um monitor atrás, promovendo interação, onde a criança assiste outras crianças com vários tipos de maquiagem. Um ateliê com mesa, onde ela pode sentar e se maquiar, há armários com produtos para pegar e se divertir, papéis para desenhar e espelhos com frases escritas com batom. Ou seja, trata-se de um espaço intimista, com ar artístico, onde a criança pode ficar livre sem vendedores ou os pais, e ainda socializar com outras crianças sem estar no ambiente de loja.

Temos também os camarins, com mesas com produtos e uma colaboradora que pode maquiar, pintar as unhas ou aplicar tintura infantil, que sai no banho, nos cabelos das crianças. Além de ser um entretenimento, ajuda a criança e os pais a entenderem o tipo de produto que a loja vende.
Na área de visual merchandising, foram desenvolvidos todos os expositores específicos para cada um dos produtos – batons, blushes, esmaltes, entre outros – todos em acrílico e com comunicação visual. Na entrada da loja temos uma casa expositora com produtos alocados, um móbile de borboletas que dá um ar lúdico e em volta do caixa uma tela com vários produtos pelos quais os clientes podem se interessar no momento do pagamento.

O desafio foi misturar este mundo lúdico com as experiências oferecidas ao público-alvo e, claro, os expositores que abrigam toda a coleção Estrela Beauty.

 

 

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